Opinião: Multiplex – nova criação Rui Horta

8 de Novembro 2013 – pequeno auditório do CCB (informação aqui)

Multiplex foi um desapontamento. De início o carácter e a demanda do grande imperador Adriano,  caracterizados pelas memórias escritas por Yourcenar, apresentam-se estimulantes exemplos que  merecem admiração. Porém o curso da história (e os momentos dela que o encenador privilegiou rever) deixa-nos com um Adriano que para uma mulher de acção deste século, desinteressa e até irrita pela misoginia dissimulada e falta de compaixão assumida.
Sabemos que a mulher tinha um papel totalmente secundarizado no mundo daquela época, e também não é de espantar que,  uns bons séculos depois Yourcenar se tenha feito homem para ganhar lugar no mundo dos homens. Mas o meu mundo é outro, ele já não é o mundo dos homens, pelo menos no território europeu, assim eu o exijo e disto não abrirei mão. Infelizmente este espectáculo é um exemplo que afinal não  podemos deixar de ser feministas tão cedo (um novo-feminismo, como deu a entender Chimamanda Ngozi Adichie numa TEDx talk este ano).
Custou ver como Rui Horta não conseguiu aplicar o filtro desta nova perspectiva paradigmática e, pelo contrário, veiculou uma  narrativa velha que infelizmente ainda não está em desuso. Este conflito, que senti com o conteúdo não foi amainado pela forma, excessivamente dominada pelo texto em monólogo, não obstante a excelente e louvável interpretação do actor Pedro Gil e a elegante depuração cenográfica e luminotécnica a que Horta  nos habituou. Da bailarina Silvia Bertoncelli recebemos uma actuação bem comportada e submissa.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s